Lomadee

domingo, 6 de março de 2011

TOXINA BOTULINICA

A toxina botulínica, mais conhecida através da marca Botox, é uma substância produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum que paralisa o movimento dos músculos no local onde é aplicada.

O estímulo elétrico para a contração de um músculo, parte do cérebro, atravessa a medula espinhal, corre pelos nervos até o seu ramo mais fino. A passagem da informação entre o nervo e o músculo é feita com a liberação de uma substância chamada acetilcolina, liberada pelo nervo.

A toxina botulínica age através do bloqueio da liberação desta substância pela terminação do nervo. Se o músculo não recebe a acetilcolina, ele não contrai. Assim, a toxina botulínica paralisa a musculatura, bloqueando a informação do estimulo elétrico de chegar até o músculo.

Quando utilizada para fins estéticos, a toxina botulínica consegue prevenir ou eliminar as rugas de expressão ao ser aplicada nos músculos faciais. Quando a musculatura sob a pele está contraída, tensa, a pele se dobra na superfície, gerando sulcos, diferenças de relevo, que são as rugas.

Por outro lado, quando essa musculatura está relaxada, a pele mantém-se lisa. A toxina botulínica é indicada para a atenuação das rugas dinâmicas, as que aparecem quando contraímos alguns músculos (testa, entre as sobrancelhas, pés de galinha), prevenindo assim também o aparecimento das rugas estáticas, as que estão aparentes mesmo sem o movimento muscular. É indicada a partir dos 20-25 anos, como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão.

O início do efeito após a aplicação surge após 2 a 3 dias, com uma paralisação progressiva do músculo, e pico de ação e estabilização do efeito, com cerca de 15 dias. Este bloqueio é transitório e geralmente dura em torno de 4 a 6 meses, retornando a ação muscular paulatinamente e com ela as rugas.

Porém, como todo músculo que não é usado atrofia, o uso sequencial da toxina botulínica pode gerar uma leve atrofia na musculatura do local aplicado. Por isso que, mesmo após o fim do efeito da toxina botulínica, naquelas pessoas já acostumadas a aplicação periódica, já não há uma contração tão forte como antes, atenuando o aparecimento das rugas mesmo sem a medicação.

Por ser um medicamento biológico, deve ser seguido um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, considerando a mesma região tratada. Caso esse prazo não seja respeitado, pode se desenvolver uma resistência ao produto e perda ou diminuição do seu efeito. 




Sem comentários:

Enviar um comentário