Lomadee

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

TRATAMENTOS FACIAIS !!!



image.jpgAtualmente são tantas as opções de tratamento facial e cuidados com o rosto que até mesmo as pessoas mais bem informadas acabam se confundindo com as técnicas disponíveis e suas respectivas indicações. Pensando nisso, a Allergan, fabricante do BOTOX e da linha de preenchedores SURGIDERM, consultou diversos especialistas e criou um guia tira-dúvidas para esclarecer as perguntas mais freqüentes nos consultórios médicos.

Por que a pele do rosto envelhece tanto?
O processo de envelhecimento da pele pode ser dividido em envelhecimento intrínseco e envelhecimento extrínseco. O envelhecimento intrínseco é aquele previsível, progressivo com o passar do tempo, que ocorre de forma mais lenta e gradual. É comum aos órgãos e inerente ao próprio organismo.
Já o envelhecimento extrínseco é aquele provocado e influenciado por fatores externos, entre eles o maior vilão é a radiação ultravioleta (exposição ao sol). Ocorre de forma mais intensa nas regiões do corpo constantemente expostas, como rosto, pescoço, colo, braços e mãos. É responsável pelo engrossamento da pele, pelo surgimento de rugas, manchas, e de alguns tipos de câncer pele.

Todas as rugas são iguais?
Não! Existem dois tipos de rugas, as dinâmicas e as estáticas.
As rugas dinâmicas são aquelas causadas pela ação dos músculos faciais, visíveis somente com o rosto em movimento (quando rimos, choramos ou fazemos alguma expressão, por exemplo). Como conseqüência destas freqüentes contrações, com o passar do tempo, surgem as linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos ("pés-de-galinha"), vincos entre as sobrancelhas. Estas são as rugas dinâmicas, também conhecidas como rugas de expressão.
As estáticas são aquelas rugas geralmente mais profundas e permanentes, pois são visíveis com o rosto mesmo em repouso. Elas definitivamente já "marcaram" a pele. São decorrentes do envelhecimento intrínseco em combinação com a ação de agentes externos (exposição ao sol, vento, fumo, poluição), mas também podem ser uma evolução das rugas dinâmicas não tratadas, que pioram e se acentuam com o passar do tempo.
Estes diferentes tipos de rugas requerem diferentes tipos de tratamento, que também podem ser combinados, oferecendo aos pacientes resultados mais globais e harmônicos para toda a face.

É possível retardar o envelhecimento facial?
Antes de falar sobre prevenção, é importante identificar quais são os fatores que mais interferem no envelhecimento facial. O excesso de exposição solar é um dos grandes responsáveis, pois os raios ultravioletas desencadeiam a quebra das fibras de colágeno e elastina, tornando a pele mais flácida, com manchas e rugas (fotoenvelhecimento). Outros vilões são o estresse (que acelera a produção de radicais livres), a má alimentação, o sedentarismo, o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro.      O processo de prevenção se inicia com uma revisão dos próprios hábitos e estilo de vida, seguidos de prevenção precoce, sempre com orientação especializada.
É unânime entre os especialistas que a prevenção ainda é o melhor caminho para manter a aparência mais jovem. Existem procedimentos e programas de tratamento adequados para cada tipo de pele e idade. Pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença!

O que é preenchimento? Para que serve?
O preenchimento é um procedimento médico para rejuvenescimento facial. A substância é injetada na pele com o objetivo de preencher as rugas e marcas profundas, remodelar formas e contornos do rosto e dos lábios ou ainda para repor volume em áreas alteradas pelo processo de envelhecimento. É importante considerar que o preenchimento pode ser feito com diferentes tipos de substâncias, as permanentes, as semi-permanentes e as absorvíveis.

Realmente precisamos de preenchimento?
     É inevitável que com o passar dos anos a pele envelheça, modifique e perca volume. O ácido hialurónico é uma substância presente na pele e produzida naturalmente pelo próprio organismo que cumpre a função de reter água, hidratando e conferindo volume à pele.
     Com o passar dos anos e o processo de envelhecimento, o organismo humano diminui sua capacidade de produção de ácido hialurónico, enquanto aquele presente na pele se degrada, diminuindo a quantidade desta substância na pele. O resultado é o aparecimento de rugas, flacidez, perda de volume etc. Desta forma, o preenchimento é sim adequado sempre que houver necessidade e indicação médica.

BOTOX (toxina botulínica) e preenchimento são a mesma coisa?
Não. Eles são procedimentos totalmente diferentes com indicações também diferentes.
O BOTOX não é capaz de conferir volume e não é utilizado para preencher os lábios. BOTOX atua relaxando os músculos onde é injetado e, portanto, é indicado para o tratamento das rugas dinâmicas, ou seja, aquelas rugas que se formam com a ação dos músculos faciais. A substância ativa de BOTOX é a toxina botulínica tipo A, que é injetada diretamente no músculo responsável pela formação das linhas de expressão que estão em tratamento. Através deste relaxamento, que pode ser mais ou menos intenso dependendo da dosagem de tratamento e plano de aplicação, as rugas são atenuadas ou até mesmo removidas.
     Já o preenchimento é indicado para o tratamento facial de rugas mais profundas, causadas pela ação do tempo, aquelas visíveis mesmo com o rosto em repouso, caso do famoso bigode chinês, ou seja, as rugas estáticas. Esta substância é injetada diretamente na pele, preenchendo a rugas, os vincos ou mesmo preenchendo áreas com perda de volume.
     Os dois tratamentos faciais podem ser complementares. De acordo com as últimas tendências mundiais, o rejuvenescimento global é o novo enfoque dos médicos em seus consultórios. Diante disso, é cada vez mais comum a associação de técnicas de preenchimento, para rugas estáticas, contorno e reposição de volume com toxina botulínica tipo A para o tratamento das rugas dinâmicas. Neste caso, os resultados são bastante satisfatórios, pois o paciente rejuvenesce seu rosto na totalidade e de forma harmônica.

Nos lábios, é usado BOTOX ou preenchedor?
     Ambos os produtos podem ser utilizados no lábio, porém com finalidades diferentes. Se o objetivo é contorno e volume, é indicado o preenchimento.
     O BOTOX é indicado como tratamento facial para atenuar aquelas "ruguinhas ao redor da boca", ou seja, aquelas que aparecem somente quando fazemos o "biquinho", e é aplicado na região do buço, bem próximo aos lábios. Já o preenchedor também pode ser indicado para estas rugas, porém desde que elas não apareçam apenas quando fazemos "biquinho", mas estejam visíveis com o rosto em repouso. Além disso, ele pode dar volume aos lábios.
     É leitoras interessadas, melhor buscar se informar muito bem antes de realizar uma atividade de melhorar sua estética, todo cuidado é pouco, e claro tem muitas pessoas fazendo mas, você quem decide!!!

1 comentário:

  1. Olá caro colega, passei aqui para elogiar a sua postagem e peço a gentileza de visitar meu site de Autosurf.

    http://www.autosurfpower.com

    Cadastre-se e receba 1000 créditos para começar a divulgar o seu blog.

    Abraço e fique com Deus.

    att. Marcelo Montenegro

    ResponderEliminar